segunda-feira, 20 de junho de 2011

A HISTÓRIA DA GRÉCIA ANTIGA


GRÉCIA – “O homem é a medida de todas as coisas” Pitágoras.
"Entende-se habitualmente por "arte grega" o conjunto de obras de arte produzidas entre -1.100 e -30 pelos povos que falavam grego."
Imitada pelos romanos durante toda a Antigüidade e em nossa Era pelos artistas do Renascimento e do Neoclassicismo, a Arte Grega continua até hoje influenciando os vários estilos da moderna Arquitetura, Pintura e Escultura.
As mais importantes obras gregas que chegaram aos nossos dias foram as esculturas (principalmente estátuas), os templos e os vasos de cerâmica. De outras formas de arte restou pouca coisa: algumas jóias, ornamentos e pinturas em painéis. Embora os primeiros estilos artísticos recebessem forte influência de Creta, das cidades, do Egito e das culturas do Oriente Médio, logo os gregos desenvolveram características próprias e inconfundíveis.

• Período Micênico


Notável a arquitetura monumental dos círculos tumulares, palácios, cidades fortificadas e túmulos em abóbada (tholos). A cerâmica, os afrescos e a joelheria do perído mostram grande influência minóica.



• Idade das Trevas

Após a derrocada do mundo micênico as populações isoladas em território grego desenvolveram novos estilos artísticos, notadamente a cerâmica de estilo geométrico. A escultura teve pouquíssima expressão, e praticamente nenhuma obra arquitetônica sobreviveu.



• Período Arcaico

Com a retomada do desenvolvimento econômico, o movimento de colonização e o conseqüente contato com as outras civilizações do Mediterrâneo Oriental, a arte grega teve grande impulso. Surgiram os primeiros templos de pedra, as estátuas de koûroi e kouraí, e a cerâmica de figuras negras.




• Período Clássico


Os séculos -V e -IV marcam o apogeu da arte grega: a cerâmica de figuras vermelhas, as estátuas anatomicamente idealizadas, as grandiosas esculturas dos sóbrios e gigantescos templos, e a vívida pintura de quadros e painéis. Os critérios de beleza estabelecidos neste período serviram de base a toda a Arte Ocidental.



• Período Helenístico

Os padrões artísticos evoluíram rumo à representação não-idealizada da natureza. A escultura, a pintura, a arquitetura dos templos e todas as demais formas artísticas mostram as novas concepções de beleza. Chamada de Idade de Ouro, ou época de Péricles, pois defendeu a democracia e o livre pensar. A Grécia valorizava a dignidade e o valor do homem.

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles têm como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”; e a democracia.



PINTURA EM CERÂMICA – contava a história dos deuses e heróis da mitologia grega ou narrava eventos como festas e guerras.

Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos.

Estilos:

Arte geométrica – vasos com faixas geométricas e frisos de animais e humanos simplificados.


Figura negra (Período Arcaico) – estilo com fundo avermelhado. Os artistas riscavam os detalhes do desenho com agulha. Depois, inverteu-se o esquema de cores.



Figura vermelha – o vermelho natural da argila delineava os desenhos. Detalhes pintados em preto. As figuras pela primeira vez são mais realistas.



PINTURAS – bons conhecedores da pintura, porém não veio até nós; não temos conhecimento de nenhum até hoje. Eram tão vívidas que afirmou-se certa vez que um passarinho veio bicar uma cesta de frutas pintada numa parede, de tão realista que era a pintura.



ESCULTURA – introduziram o nu na arte. Na escultura, o antropomorfismo - esculturas de formas humanas - foi insuperável. As estátuas adquiriram, além do equilíbrio e perfeição das formas, o movimento. As proporções ideais das estátuas representavam a perfeição do corpo (desempenho atlético) e mente (debate intelectual).

Destacam-se as estátuas livres e os relevos dos templos e estelas funerárias.

As estátuas livres de homens nus (koûros, pl. koûroi) e de mulheres mais ou menos vestidas (koré, pl. koraí) eram esculpidas em pedra ou bronze, e utilizadas basicamente para representar um deus ou deusa (oferenda para os templos), atletas e outros personagens de destaque, e também para a decoração de túmulos.



No Período Clássico passou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar. Surge o nu feminino, pois no período arcaico, as figuras de mulher eram esculpidas sempre vestidas, por pudor. E o sexo masculino era considerado perfeito...





ARQUITETURA – tratavam como grandes esculturas – com as normas de simetria e proporções ideais. Nos ritos públicos em frente aos templos, esculturas de deidades contavam as histórias. Cariátides – mulheres esculpidas que serviam como colunas. Atlantes: homens.









Tipos de colunas: dórica, jônica e coríntia.

Ordem Dórica - era simples e maciça. O fuste da coluna era monolítico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se expressa o pensamento. Sendo a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, a ordem dórica, por sua simplicidade e severidade, empresta uma idéia de solidez e imponência. Vemos a influência até hoje, como essa coluna em Washington:

Ordem Jônica - representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem dórica traduz a forma do homem e a ordem jônica traduz a forma da mulher.



Ordem Coríntia - o capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação.




Os principais monumentos da arquitetura grega:

a) Templos, dos quais o mais importante é o Partenon de Atenas. Na Acrópole, também, se encontram as Cariátides homenageavam as mulheres de Cária.



b) Teatros, que eram construídos em lugares abertos (encosta) e que compunham de três partes: a skene ou cena, para os atores; a konistra ou orquestra, para o coro; o koilon ou arquibancada, para os espectadores. Um exemplo típico é o Teatro de Epidauro, construído, no séc. IV a.C., ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de acordo com uma inclinação perfeita. Chegava a acomodar cerca de 14.000 espectadores e tornou-se famoso por sua acústica perfeita.

                                                                   Teatro de Epidauro

c) Ginásios, edifícios destinados à cultura física.

d) Praça - Ágora onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre eles; filosofia.

As olimpíadas: Realizavam-se em Olímpia, cada 4 anos, em honra a Zeus. Os primeiros jogos começaram em 776 a.C. As festas olímpicas serviam de base para marcar o tempo.


Teatro: Foi criada a comédia e a tragédia.

6 comentários:

  1. a historia da grecia e complicaa

    ResponderExcluir
  2. eu gosto da historia da grecia por que tem uma surpresa atraz da outra eu sou uma criança diferente pq eu gosto de historias como essas da grecia antiga

    ResponderExcluir
  3. Eu amo a historia da Grecia antiga pois quando estou estudando o assunto eu chego a viajar na minha imaginação, eu me sinto como se eu vivenciei aquele momento.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado me ajudou
    flw............
    to te devendo essa
    .............

    ResponderExcluir
  5. Amei,essa história da Grécia Antiga pois podemos estudar e tal,agr msm estou fzd um trabalho sobre a Grécia Antiga então tchau flw....Vlw?
    #partiu_fzr_o_trabalhoo bjus ;)

    ResponderExcluir
  6. Muito obgda , estou fazendo um trabalho sobre isso.. isso me ajudou bastante , ganhei (a) obgda mesmo

    ResponderExcluir