domingo, 19 de junho de 2011

A COLAGEM ARTÍSTICA

                                                 A Colagem
       Chamamos  de colagem a obra artística que é feita colando-se sobre um suporte materiais muito variados, como pedaços de papel, folhas de árvores, pedaços de tecidos e muitos outros. Também é possível colar objetos entre si para construir esculturas. A palavra “colagem” vem do francês collage, e esta palavra é usada em muitos idiomas para se referir a essa técnica artística.
O surgimento da colagem
        Desde épocas muito antigas, as pessoas construíam suas obras de arte colando umas peças às outras. Por exemplo, há uma técnica chamada de mosaico que é uma técnica de trabalho artístico que consiste em colar pequenas peças coloridas, formando desenhos, sobre uma superfície, e que foi utilizada há mais de 2.000 anos pelos gregos e pelos romanos.

             

        No entanto, o que nós chamamos de colagem é algo mais recente. Começou em princípios do século XX com Picasso e Braque, dois pintores do cubismo (cubismo é um estilo artístico que surgiu na França no princípio do século XX. Em lugar de buscar a semelhança com os objetos e seres da realidade, os artistas cubistas os decompõem, como se fossem vistos de vários ângulos). Eles tiveram a idéia de misturar coisas reais com as que estavam pintadas; assim, colavam rótulos de verdade nas garrafas de vinho pintadas e folhas de jornal verdadeiras para representá-lo numa composição pintada. Depois começaram a recortar e colar em vez de pintar, usando papéis coloridos para representar as figuras.


                 PICASSO                                                               


                                                                        BRAQUE

        A idéia de colar diferentes materiais não é utilizada apenas na pintura
caso, a técnica não se chama colagem, mas construção. Muitos artistas recolhem objetos e materiais descartados, como peças mecânicas e roupas, e compõem com eles obras artísticas. 
  
Algumas possibilidades da colagem  
       Para fazer uma colagem é preciso trabalhar em duas fases. Na primeira, de coletas, busca-se o material que depois vai ser colado. Na segunda, de composição, recortam-se as figuras e escolhe-se o lugar apropriado para colar os papéis ou objetos, procurando compor as formas entre si.

Cores, formas e texturas  
       Uma maneira interessante de trabalhar com colagem consiste em cortar ou rasgar formas e figuras de cores e texturas variadas.
       Começa-se recolhendo papéis, papelões e tecidos de texturas e cores diferentes. Podem ser empregados muitos tipos de papel: lisos, rugosos, brilhantes, grossos, finos.... As fotografias das revistas são muito úteis, porque têm uma grande quantidade de cores diferentes.
       Com as formas  e as figuras que foram cortadas ou rasgadas, é possível fazer uma composição com cores variadas. Para isso, são distribuídas e coladas sobre um suporte, que pode ser um papelão, um tecido ou um papel. Esse procedimento tem semelhança com os trabalhos que utilizam pincel, lápis ou giz: também se criam linhas e figuras coloridas que se distribuem em um suporte.

Fotomontagem 
       Esse tipo de colagem consiste em selecionar imagens e combiná-las entre si. Há muitas maneiras de trabalhar: Uma delas é substituindo uma parte de uma imagem; por exemplo, colando a imagem de uma fruta no lugar de um nariz de uma pessoa. Também é possível misturar várias imagens, pondo objetos ou seres que na verdade não estão em um determinado lugar; por exemplo, colando a imagem de um leão na fotografia de uma sala de aula.
       Uma forma de criar efeitos interessantes é combinar a fotomontagem com o desenho e a pintura.


Colagem com Volume    
       Com materiais de vários tipos e formatos podem ser criadas muitas formas com volumes, que chamamos de construção. Servem caixas de papelão, de fósforo, de ovos, garrafas de plástico, tampas de refrigerantes, etc. Também se pode usar paus, pedras e folhas de árvores. Depois de reunir esses materiais, o que se tem a fazer é experimentar várias possibilidades, até que se decida como combiná-lo.
       Nesse trabalho, é importante a maneira de unir as diferentes partes. Em alguns casos, a cola ou a fita adesiva podem ser suficientes; em outros, será necessário usar barbantes, passar um arame, pregar ou grampear.
       A diferença em relação às colagens planas é que uma colagem com volume, ou construção, pode ser vista de vários ângulos, tem peso, avança no espaço. Na colagem plana, as formas se distribuem em uma única superfície.