domingo, 19 de junho de 2011

A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA

                     
                                A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA
        IDADE DA PEDRA LASCADA mais ou menos 5.000.000 a 25.000 a.c. Os primeiros artistas  da humanidade foram os homens da pré-história. Eles viviam em pequenos grupos e eram nômades, não tinham lugar fixo para habitar. Alimentavam-se da caça, da pesca e da colheita de frutos.
       Dois fatos foram muito importantes nesse período: o homem aprendeu a fazer o fogo, com o qual se aquecia e afugentava os animais, e a utilizar pedras lascadas, com as quais confeccionava instrumentos para caçar, guerrear e realizar entalhes nas paredes. Daí o primeiro período da Pré-história ser chamado de Período da Pedra Lascada ou Paleolítico.
        Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
Os primeiros objetos artísticos criados pelo homem não foram criados para adornar o corpo ou decorar cavernas, e sim com o intuito de controlar ou aplacar as forças da natureza. Ou seja, hoje consideramos arte rupestre, mas na época os homens não faziam essas pinturas e objetos com intuitos artísticos, mas sim de sobrevivência, poder e magia.


        Tudo o que o homem conseguissem desenhar poderiam dominar, ou seja, num sentido mágico, eles poderiam interferir na captura de um animal desenhando-o ferindo mortalmente, podendo dessa forma, dominá-lo com facilidade.
         Assim, as pinturas eram representações da Natureza, tudo para garantir uma boa caçada e, consequentemente, a sobrevivência.

         Para pintar, o homem produzia suas próprias tintas misturando terra (geralmente avermelhada por ser rica em minérios) com carvão, sangue e gorduras de animais. Utilizava os dedos e, provavelmente, também pincéis rudimentares (como tocos de madeira), conforme alguns objetos encontrados por arqueólogos.


         O homem passou da mentalidade Neanderthal a Cro-magnon, ou seja, ao invés da mentalidade do homem estar voltada à construção de instrumentos como era anteriormente, passou a ser voltada à construção de imagens.


                                                                                                                            
             Pinturas rupestres da caverna de Altamira, na Espanha (14.000a.C.). Diz-se que as pinturas dessa caverna foram descobertas por acaso por um senhor e sua filha que estavam explorando as cavernas em 1869, quando, ao ver que o pai estava batendo a cabeça no teto da caverna, a filha pôde observar as diversas pinturas que rondavam o teto e as paredes. A autenticidade dos desenhos só foi reconhecida cerca de 40 anos depois.

                      Gruta de RODÉSIA, África, com mais de 40.000 anos.

Antes de pintar as paredes da caverna, o homem fazia ornamentos corporais, como colares, e, depois magníficas estatuetas, como as famosas
-“Vênus”.
Existem várias cavernas pelo mundo, que demonstram a pintura rupestre,algumas
-delas-são:

Caverna de LASCAUX França, suas pinturas foram achadas em 1942, têm 17.000 anos. A cor preta, por exemplo, contém carvão moído e dióxido de manganês. Dois meninos acharam quando estavam passeando nas redondezas da área, quando perderam o cachorro e acharam-no na caverna. Por atrair muitos turistas e curiosos, os desenhos começaram a ser escondidos por fungos e umidade, o que fez com que a caverna ficasse fechada ao público a partir de 1963:

Caverna de CHAUVET, França, há ursos, panteras, cavalos, mamutes, hienas, dezenas de rinocerontes peludos e animais diversos, descoberta em 1994:


        Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Destaca-se: Vênus de Willendorf (25.000 a 20.000. a.C. - escultura mais antiga que se tem conhecimento).



         Os traços volumosos enfatizam a fertilidade na mulher. Quanto mais volumosa era a mulher, mais fértil e mais atraente. E se os padrões de beleza continuassem assim até hoje, como seria a Vênus se ela fosse humana, e não mais uma escultura?

Provavelmente assim. Atraentes ou não, padrões de beleza são culturais.

Período Neolítico (pedra nova ou polida)– mais ou menos 10.000 a 5.000 a.c. O clima se tornou mais temperado e os homens saíram das cavernas, pois o gelo derreteu e agora o homem começou a usar o espaço ao seu redor. A fixação do homem da Idade da Pedra Polida, garantida pelo cultivo da terra/agricultura e pela manutenção de manadas/gado, ocasionou um aumento rápido da população e o desenvolvimento das primeiras instituições, como família e a divisão do trabalho.        Mesmo construindo um instrumento, nota-se que o homem primitivo importava-se com a forma e a beleza das peças.
        O homem pré-histórico costumava-se abrigar em cavernas e em cabanas construídas com paus e ossos de mamutes, tendo o teto coberto por ramagens ou peles de animais. É nas cavernas que encontramos as primeiras pinturas realizadas pelo homem. São verdadeiros salões de arte, com pinturas de ursos, cavalos, veados, bisões, etc.

 

        Assim, o homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construiu as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo. Conseguiu ainda, produzir o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais. Seus complexos arquitetônicos eram feitos com pedras encaixadas e amontoadas.


           Todas essas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na arte. O homem, que se tornara um camponês, não precisava mais ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, e o seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização. Como conseqüência surge um estilo simplificador e geometrizante, sinais e figuras mais que sugerem do que reproduzem os seres. Os próprios temas da arte mudaram: começaram as representações da vida coletiva.
Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto, também esculturas de metal.

IDADE
-DOS-METAIS mais ou menos 5.000 a 3.500 a.c.
•aparecimento
-de-metalurgia;
•aparecimento
-das-cidades;
•invenção
-da-roda;
•invenção
-da-escrita;e
•arado
-de-bois.



          Um filme que retrata a pré-história é A Guerra do Fogo (La Guerre du Feu), de 1981, do diretor francês Jean-Jacques Anaud. Veja a cena do filme em que eles descobrem o fogo: